O projeto "Convite ao Cinema" faz parte da programação do ‘Convite às Artes’. A exibição programada é do filme "Dois Destinos", de 1962.
30/08/2025 (SAB)
20h
CAC – Centro de Ação Cultural Márcia Costa – Auditório Joubert de Carvalho
Av. XV de Novembro, 514 - Zona 01, Maringá - PR, 87013-230
Gratuito
16 anos
Secretaria de Cultura de Maringá
Filme: DOIS DESTINOS
Itália/França/1962 -
Direção: Valerio Zurlini
Elenco: Marcello Mastroianni, Jacques Perrin, Sylvie e Salvo Rabdone
Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Curadoria e Coordenação: Paulo Campagnolo
Confira uma resenha do filme Dois Destinos, por Paulo Campagnolo:
As palavras que ninguém ousa dizer. As lágrimas que ninguém ousará conter. DOIS DESTINOS é considerado o mais triste dos filmes. Também é um dos mais belos de toda a história do cinema. Vencedor do Festival de Veneza (empatado lindamente com o excepcional primeiro longa do Tarkóvski, A INFÂNCIA DE IVAN), o filme de Valerio Zurlini narra, como num diário de memórias, o reencontro entre dois irmãos, separados na infância depois da morte da mãe. Marcello Mastroianni (em pleno estado de graça) e Jacques Perrin (de desconcertante sensibilidade) dão vida a dois personagens emblemáticos, baseado no autobiográfico romance de Vasco Pratolini. Com Zurlini nos entregando uma obra fascinante pelo rigor formal – emulando a pintura dos grandes italianos modernos como Giorgio Morandi, Otone Rosai e Carlo Carrá – e com um escopo temático equilibrado entre os chamados "planos de respiro" que transbordam em sentimentos e melancolia
Se é um filme de incontornável tristeza, é ainda um CINEMA de pura felicidade. Uma verdadeira fortuna! Magnífico e inesquecível!