O projeto "Convite ao Cinema" faz parte da programação do ‘Convite às Artes’. A exibição programada é do filme "Soluço", de 2002.
11/10/2025 (SAB)
20h
CAC – Centro de Ação Cultural Márcia Costa – Auditório Joubert de Carvalho
Av. XV de Novembro, 514 - Zona 01, Maringá - PR, 87013-230
Entrada gratuita
16 anos
Secretaria de Cultura de Maringá
Filme: SOLUÇO
Hungria/2002 – 74min.
Direção: György Pálfi
Elenco: Ferenc Bandi, Józsefné Rácz, József Forkas, Ferenc Nagy e Ferencné Virág
Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Curadoria e Coordenação: Paulo Campagnolo
Confira uma resenha do filme Soluço, por Paulo Campagnolo:
Um senhor de idade, com soluço (Hukkle, no título original) senta-se em frente à sua casa e vê a vida de sua aldeia passar. Realizado com atores não profissionais, o filme é elaborado através de vinhetas e fragmentos do cotidiano de pessoas e animais.
As coisas simples da vida, no entanto, quando observadas bem de perto, podem tornar-se bem complexas. A depender da profundidade do olhar, também podem se tornar perigosas. Nesse drama experimental de estreia do diretor húngaro György Pálfi (que depois nos daria o grotesco TAXIDERMIA, em 2006), a vida parece idílica, tranquila e harmoniosa. Mas há coisas misteriosas acontecendo por trás dessa renda de simplicidade pastoral. O filme é baseado numa história real (grotesca) ocorrida entre os anos de 1911 e 1929, na região de Tiszántúl, na Hungria.