22/09/2018 (SAB)
20h00
Entrada Gratuita
O projeto "Arte na Palma da Mão" trata-se da produção de um DVD composto por poesias surdas, que tem como objetivo preservar e difundir a língua de sinais utilizada pelos surdos maringaenses. O projeto cultural conta com a produção de Renan Gustavo Parma, coprodução de Alan Gaitarosso e Eloisa Pedroni Pimental e direção de Victória Pedroni.
Poesia surda - A poesia surda é pouco difundida no meio cultural e centra-se na linguagem estética visual, mesclando língua, imagens visuais, teatro e dança.
Gaitarosso, produtor cultural e um dos responsáveis pelo projeto afirma que a língua de sinal, assim como qualquer língua, tem seu regionalismo, sendo bem diferente de uma região para outra no Brasil.
DVD - Para a criação do DVD, foram realizados encontros e oficinas, para discussões sobre cultura surda e sobre a produção de poesia. Os encontros foram ministrados por Víctória Pedroni, surda, poetisa e professora de poesia em Libras é de Maringá. O DVD de poesia surda é o resultado destes trabalhos, onde foram produzidas uma série de poesias, posteriormente selecionadas e separadas para compor o projeto.
Com o DVD, os produtores pretendem divulgar, para surdos e ouvintes, que existe uma produção literária surda e regional. "Preservar e divulgar a língua de sinais utilizada pelos surdos maringaenses estimula a integração desta comunidade na vida cultural do município e fortalece a língua. Além de possibilitar que os surdos tenham contato com uma forma artística propriamente da sua comunidade, ajudando no seu desenvolvimento pessoal", reafirma Gaitarosso.
É a primeira vez que um material cultural deste segmento é produzido em Maringá.
O DVD será lançado durante o Sarau "Arte na palma da mão", no dia 22 de setembro (sábado), às 20h, no Teatro Barracão, em Maringá. Durante o evento as poesias do DVD serão apresentadas ao vivo e o público também terá acesso a palestra "Literatura e poesia surda", com Victória Pedroni. A palestra terá interprete para que o público ouvinte possa participar e todos os participantes do Sarau ganharão um DVD.
A entrada é gratuita e os convites serão distribuídos a partir das 19h na bilheteria do Teatro Barracão.