A mostra é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM.
07/05/2022 (SAB) até 14/05/2022 (SAB)
Conferir programação.
Universidade Estadual de Maringá - BL008
Gratuito
Conferir programação
Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM
A Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM tem como objetivo compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos de produções realizadas pelos alunos nas disciplinas da graduação, assim como as práticas realizadas no âmbito dos estágios e ainda as experiências de pesquisa acadêmica realizadas no semestre letivo. Confira a programação completa:
As discentes Gaby Santos Bellini, Laura Borghi Nascimento e Tuany Yagura apresentam, nesta exposição, suas experiências de estágio curricular supervisionado na Instituição APAE Maringá, com um projeto que busca ressignificar os sentidos de autonomia na contemporaneidade e nos contextos de vulnerabilidade. Uma exposição aberta ao público e que desvenda algumas poéticas dessa pesquisa artística e educacional.
Montagem teatral feita pela turma da quarta série do curso, que compila cenas experimentadas em diferentes disciplinas num único espetáculo. Orenda é um ritual fúnebre-carnavalesco de enterrar o mundo que sucumbe e celebrar as chegadas de mundos outros em que a fé do coletivo delineia novas formas de ser e estar em comunhão uns com os outros, portanto, uma celebração da presença. A apresentação da encenação elaborada pela turma se dará publicamente de maneira itinerante aos arredores do Teatro Universitário.
Ficha Técnica: Amanda Araujo Oribes da Silva, Carlos Daniel Donadeli Zanelati, Cássia Maria Moura Reginaldo, Débora Corrêa da Silva, Diego da Silva Azevedo, Eddy Anézio Cerqueira da Silva, Emily Sabrina Guedes Pimenta, Gaby Santos Belline, Guilherme Laina de Sousa, Gustavo Januario Sant'ana, Isabela Cristine Torres de Souza, Jaqueline de Carvalho Nunes, Karen de Oliveira Palma, Lailla Aparecida De Souza, Laura Borghi Nascimento, Letícia da Silva Munhoz, Tatiane Milene de Souza Meller, Thais Martini Almeida, Thiago Antunes de Freitas e Willian das Dores Lima.
Atividade desenvolvida pelas pessoas discentes matriculadas na disciplina "Interpretação III". Como o objetivo principal da disciplina foi pesquisar e experimentar o processo de criação de personagem sob a perspectiva do teatro épico, o exercício cênico proposto é resultado das experimentações realizadas a partir das discussões e leituras dramáticas das peças "Cìrculo de Giz Caucasiano", "Mãe Coragem" e "A exceção e a regra" de Bertolt Brecht.
Ficha Técnica: Brenda Romanoski Ferreira, Cass Soares, Gabrielly Rizzo, João Pedro Moretti, Julia Bicudo, Maria Eduarda Olenski e Pedro Costa Dias.
A atividade tem como objetivo promover um espaço para a apresentação pública de artigos desenvolvidos pelos discentes do curso de Artes Cênicas ao longo da disciplina de "Laboratório de Pesquisa e criação teatral II". O foco é promover um diálogo sobre as possibilidades da pesquisa em arte-educação e apresentar diferentes conceitos que podem servir como base para a investigação científica de futuros docentes-artisitas-pesquisadores(as).
Ficha Técnica: Brenda Monique Romanoski, Cassiana Soares, Gabrielle Faria, João Paulo Bezerra, João Pedro Barros Moreti, Maria Eduarda Olenski, Matheus Tuzuki, Pedro Costa Dias e Vinicius Aparecido Rigo.
Apresentação das cenas desenvolvidas na disciplina de Interpretação I. Contempla montagens de cenas retiradas de alguns clássicos da dramaturgia Naturalista, como Perdoa-me por me Traíres de Nelson Rodrigues, Eles não usam Black-tie de Gianfrancesco Guarnieri e Um bonde chamado Desejo de Tennessee Williams. O processo de montagem dos alunos/atores resulta do estudo embasado na metodologia Stanislavskiana para preparação do ator. A partir das obras Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, Perdoa por Me Traíres, de Nelson Rodrigues e Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri. As cenas surgiram como resultado prático dentro da disciplina, após estudos sobre o método de preparação do ator de Stanislavski.
Ficha Técnica: Alefer de Oliveira Gois Bastos, Amanda Bieszczad Carvalho, Ashton Zandonai da Silva, Beatriz Eugênia Oliveira Carvalho, Bruna Justino Freire lima, Edna Cristina da Silva Batista, Gabriel Dias Barbosa, Giulia Glasser da Silva, Gustavo Nunes de Sena, Laura Borghi Nascimento, Leonardo Naves Cocco Pereira, Maria Fernanda Garcia Carvalho, Maria Letícia Chelis Goes, Maria Silvia Cortez da Silva, Mariana Brito Andrade, Maysa Cristina Ferreira, Nathália de Souza Mendes, Suellen Stefanello, Thaís Cavalcante, Tuany Yukari Yagura e Vinicius Aparecido Rigo.
A partir da obra de Nelson Rodrigues, Os sete gatinhos (1958), o experimento cênico desenvolvido pelas pessoas discentes do componente curricular Interpretação Teatral II constrói os personagens e as cenas a partir de matrizes corpóreo-vocais animalizadas, por meio de estudos teóricos e práticos pautados nos treinamentos e metodologias de Meyerhold, Grotowski, Barba, Dalcroze e Kazuo Ohno, escancarando a estrutura patriarcal, machista e violenta que fundamenta a tradicional família de bem brasileira.
Ficha Técnica: Brenda Romanoski Ferreira, Flávio Lopes Rodrigues, João Pedro Moreti, Julia Bicudo, Nayane de Abreu Schamberlain, Pedro Costa Dias e Tuany Yukari Yagura.
O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Escola e na Comunidade dos(as) acadêmicos(as) do 3⁰ e do 4⁰ ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essas vivências possibilitam refletir sobre alguns aspectos metodológicos e práticos do(a) artista-docente-pesquisador(a) em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externada Universidade.
Ficha Técnica: André Luis Rosa (Coordenador de estágio).
Escolas Parceiras: Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM - Professora Supervisora: Rose Ramos. Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira - Professora Supervisora: Aparecida Locatelli. Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Professor Manoel Rodrigues da Silva - Professoras Supervisoras: Mara Lúcia do Amaral e Juliana Bischoff.
Qual seu estio de música brasileira preferido? Pop, Rock, Samba, Sertanejo? Nós vamos mostrar isso tudo e um pouco mais. Esse evento apresentará o repertório vocal das 3 turmas das disciplinas de Canto para o ator 2. As turmas escolheram junto a professora as canções brasileiras e de forma colaborativa criaram a performance músico-vocal dentro de uma ação cênica.
Ficha Técnica: André Sergio Lima, Giulia Glasser da Silva, Leonardo Naves Cocco Pereira, Maria Fernanda Garcia Carvalho, Maria Fernanda Garcia Carvalho, Mariana Brito Andrade, Maysa Cristina Ferreira, Suellen Stefanello e Thais Cavalcante (Turma 1). Amanda Bieszczad de Carvalho, Beatriz Eugênia Oliveira Carvalho, Edna Cristina da Silva Batista, Fernanda Morassutti Perugine, Gabriel Dias Barbosa, Gustavo Nunes de Sena, Karoline Galvão Ferreira, Maria Letícia Chelis Goes e Nathália de Souza Mendes (Turma 2). Gabrielly Portela Rizzo, João Pedro Barros Moreti, Julia da Silva Bicudo, Nayane de Abreu Schamberlain, Pedro Costa Dias e Vinicius Aparecido Rigo.
Desenvolvido com a turma da primeira série, nas aulas de Expressão Corporal II, os alunos mergulharam em um processo de pesquisa e experimentação nas relações entre Corpo e Palavra na Contemporaneidade. Com base em estudos da literatura de Clarice Lispector, e alinhados com princípios e metodologias de expressão corporal (Feldenkrais, Laban e Viewpoints), os alunos conceberam uma série de cenas performativas explorando os espaços múltiplos da Universidade. Clarice Lispector invade as ruas, corredores e salas da UEM como forma de provocar as expansões da academia com as artes cênicas e a literatura.
Ficha Técnica: Ana Helena Alves Teixeira Pinto, Ana Laura Piassa Margiotti, Bianca Tavares Lima, Cíntia Matos Ribeiro, Diego dos Santos Santini, Emanoelle Louise C.C.R. de Melo, Hérick de Souza Justino, Julia Evelyn Araujo Calegari, Mara Nair Signori Gomes, Maria Eduarda Carraschi Nogueira e Mylena Karoline da Luz Santo.
Duas mulheres numa repartição pública conversam sobre o necessário para a adoção de um bebê. Nas entrelinhas deste diálogo desconexo, se evidenciam coações e transbordamentos a partir de determinados modelos sociais. A presença de um homem e de um lobo tornam a peça ainda mais intrigante. A apresentação se constitui como desenvolvimento da disciplina Interpretação III.
Ficha Técnica: Amanda Araujo Oribes da Silva, Carlos Daniel Donadeli Zanelati, Carolina Ohya, Cassia Maria Moura Reginaldo, Debora Correa da Silva, Diego da Silva Azevedo, Emily Sabrina Guedes Pimenta, Gaby Santos Belline,Guilherme Laina de Sousa, Isabela Cristine Torres de Souza, Jaqueline de Carvalho Nunes, Karen de Oliveira Palma, Leticia da Silva Munhoz, Tatiane Milene de Souza Meller eThais Martini Almeida.
Imagine o que poderia acontecer numa festa de ano novo com o pessoal da firma tendo no mesmo ambiente patrões e empregados? A apresentação trará questões sobre amores, desigualdade social, hierarquia e .... corre que o mundo pode acabar! Canções trazem a lembrança da virada de um ano que ficará no suspense para você descobrir durante a apresentação.
Ficha Técnica: Amanda Araujo Oribes da Silva, Carlos Daniel Donadeli Zanelati, Cássia Maria Moura Reginaldo, Débora Corrêa da Silva, Diego da Silva Azevedo, Eddy Anézio Cerqueira da Silva, Emily Sabrina Guedes Pimenta, Gaby Santos Belline, Guilherme Laina de Sousa, Gustavo Januario Sant'ana, Isabela Cristine Torres de Souza, Jaqueline de Carvalho Nunes, Karen de Oliveira Palma, Lailla Aparecida De Souza, Laura Borghi Nascimento, Letícia da Silva Munhoz, Nayane de Abreu Schamberlain Tatiane Milene de Souza Meller, Thais Martini Almeida, Thiago Antunes de Freitas, Tuany Yukari Yagura e Willian das Dores Lima.
Voce se lembra das brincadeiras da sua infancia? Aquelas que a gente brincava na rua, na escola? E os jogos de vídeo game, fliperama, jogos de computador e online? Esse evento apresentará um trabalho de coro cênico com performance musical e cênica que trará para o palco brincadeiras de rua e jogos eletrônicos a partir do canto, voz cantada e falada. As turmas escolheram junto com a professora as brincadeiras, os jogos eletrônicos, os sons vocais e corporais e de forma colaborativa criaram a performance músico-vocal dentro de uma ação cênica.
Ficha Técnica: Brenda Monique Romanoski Ferreira, Cassiana Such Soares, Flavio Cesar Magalhães Lopes Rodrigues, Gabrielle Faria de Souza, Gabrielly Portela Rizzo, João Pedro Barros Moreti, Julia da Silva Bicudo, Maria Eduarda Olenski, Pedro Costa Dias e Vinicius Aparecido Rigo.