Evento é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM para compartilhar resultados artísticos de produções em aula.
12/04/2023 (QUA) até 19/04/2023 (QUA)
Conferir programação completa.
Teatro Universitário de Maringá
Gratuito
Conferir programação
Não informado
O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Escola e na Comunidade dos(as) acadêmicos(as) do 3⁰ e do 4⁰ ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essa partilha, em formato de relatos expositivos, experiências sensíveis e resquícios dos processos vividos, possibilita refletir sobre alguns aspectos metodológicos, teóricos e práticos do percurso de formação do(a) artista-docente-pesquisador(a) em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externa da Universidade.
Ficha técnica
Escolas e Instituições Parceiras:
O quarto ano de Artes Cênicas apresenta uma montagem teatral como adaptação do texto “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade. Escrita em 1933 e encenada apenas trinta anos após sua publicação, a peça investiga os paradigmas da sociedade brasileira de sua época.
Criação coletiva de: Brenda Romanoski, Cass Soares, JP Moreti, Julia Bicudo, Maria Olenski, Nayane de Abreu, Pedro Dias, Tuany Yagura
A proposta em questão é uma atividade voltada à apresentação pública de artigos e projetos de pesquisa desenvolvidos por discentes do curso de Artes Cênicas da UEM nas disciplinas: "Laboratório de Pesquisa e criação teatral II" e "Metodologias e Projetos de Pesquisa nas Artes da Cena". Trata-se de uma experiência de partilha de diversos temas de investigação que dialogam as pedagogias do teatro e a educação e o intuito é apresentar conceitos teóricos e práticos das experiências dos(as) discentes-artistas-pesquisadores(as) em seus textos.
Ficha técnica:
Na noite da cerimônia do seu casamento, Rogério, com medo de ser abandonado no altar, decide roubar o dinheiro da lua de mel para pular o carnaval com seu padrinho e melhor amigo.
Ficha técnica
Experimento cênico criado a partir de dramaturgias do(a) ator/atriz e da colagem de textos autorais e selecionados que orbitam pela temática amor. Textos de Brecht, Brenon Salvador, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e dramaturgias originais da turma trazem à cena reflexões sobre o amor ou sua ausência. Em diferentes intensidades e formas, colocamos a temática universal como fio condutor das pesquisas cênicas desenvolvidas pela turma 01 de Práticas de Atuação II da Licenciatura em Teatro da UEM. Após a apresentação será realizado um bate-papo com o público.
Ficha técnica
Experimento cênico criado a partir de dramaturgias do(a) ator/atriz e da colagem de textos autorais e selecionados sobre o tempo. Três cenas costuradas utilizam a temática a partir de diferentes pontos de vista: o tempo da memória, o tempo da espera e o tempo-ritmo de movimentos e ações. Textos de Igor Pires, Samuel Beckett, Chico Buarque, autores desconhecidos e dramaturgias originais da turma atravessam a criação compondo uma atmosfera de melancolia presente nas relações humanas. As pesquisas cênicas foram desenvolvidas pela turma 02 de Práticas de Atuação II da Licenciatura em Teatro da UEM.
Ficha técnica
“Trajetórias de afectos, ações e impulsos: uma cartografia sobre a experiência sensível em processos de criação do(a) atuante” é o resultado da pesquisa de doutorado do docente e será apresentado à comunidade acadêmica, artística e ao público presente na Mostra.
O livro é a publicação da tese de doutorado do autor, publicação que busca contribuir para a pesquisa nas artes da cena, mais especificamente sobre o trabalho do(a) atuante. Trata-se de uma investigação sobre os aspectos sensíveis no processo de criação com estímulos como imagens visuais, sonoridades e fragmentos de texto. No lançamento será apresentada a metodologia de pesquisa utilizada (cartografia) e a estrutura da obra que não é dividida em capítulos, mas em trajetórias de investigação. Será abordado, em resumo, as rotinas de trabalho no laboratório de pesquisa envolvendo a criação, a edição de materiais cênicos e a construção das performances que emergiram da pesquisa. Os principais conceitos que movimentam a pesquisa serão citados junto da apresentação de imagens produzidas ao longo de seu percurso e que ilustram a obra. No evento serão sorteados alguns exemplares do livro para o público presente.
Ficha técnica
Neste exercício cênico, as pessoas discentes matriculadas na disciplina de interpretação III apresentam algumas cenas inspiradas em peças de matriz épico-brechtiana, quais sejam: “Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal, “A mais-valia vai acabar, seu Edgar” de Oduvaldo Vianna Filho e “A comédia do trabalho” da Companhia do Latão. A proposta das cenas é experimentar a estética épica e seus recursos formais a partir de conteúdos que sejam de ordem da matéria social atual.
Ficha técnica