Evento é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM para compartilhar resultados artísticos de produções em aula.
03/11/2022 (QUI) até 10/11/2022 (QUI)
Conferir programação completa.
Teatro Universitário de Maringá
Gratuito
Conferir programação
Não informado
Apresentação das cenas desenvolvidas dentro da disciplina de Fundamentos de Direção Teatral, ministrada pela Profa. Martha Dias da Cruz Leite.
Para conferir a programação detalhada da Mostra de Direção, clique aqui.
O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Escola e na Comunidade dos(as) acadêmicos(as) do 3⁰ e do 4⁰ ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essas vivências possibilitam refletir sobre alguns aspectos metodológicos e práticos do(a) artista-docente-pesquisador(a) em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externa da Universidade.
Ficha técnica:
Coordenação de Estágio – André Rosa
Docentes Orientadores – Davi Giordano, Mileni Roéfero e Sidmar Gomes.
Escolas Parceiras:
Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM - Docentes Supervisores: Rose Ramos e Joaquim Pereira Cangerana
Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Professor Manoel Rodrigues da Silva - Professora Supervisora: Ligia Kenya Schoffen Bauli
Alguma Coisa nos apresenta a história de um homem que passa seus dias entre a tranquilidade de sua pequena casa e suas tarefas no campo, sempre cercado pelos seus amigos: as galinhas, as vacas e os peixes. Ao lado da casinha há um pé de manga e em frente, há um lindo rio, o rio Piranga.
Um certo dia o homem recebe uma carta misteriosa. Uma carta que o desafia a construir alguma coisa que o retire do chão, que o aproxime das nuvens e o possa carregar para uma nova jornada.
Ficha técnica:
Concepção e encenação: Fábio Superbi
Banda sonora: Leon Bucaretchi
Cenário: Manu Romeiro
Produção: Heliodora + Estamos a Pensar Associação Cultural
Apoio: Anagrama – Oficina de sonhos
Sinopse: A partir da pesquisa de imagens proporcionadas pelos desenhos do corpo no espaço, este exercício cênico se apropria do texto "Refluxo", de Angela Ribeiro. Nele, o ascensorista Dário, de dentro do elevador, lida diariamente com relações interpessoais efêmeras e marcadas pela diferença entre classes sociais. Nesse contexto, engole respostas ácidas que provocam refluxo enquanto tenta, diariamente, não se embrutecer como são brutos os moradores do prédio em que trabalha.
A apresentação será seguida de conversa com o elenco sobre o processo criativo.
Elenco: Diego da Silva Azevedo, Edna Cristina da Silva Batista, Emily Sabrina Guedes Pimenta, Gabriel Dias Barbosa, Giulia Glasser da Silva, Gustavo Nunes de Sena, Leonardo Naves Cocco Pereira, Maria Létícia Chelis Góes, Maysa Cristina Ferreira, Nathália de Souza Mendes, Thaís Cavalcante, Thaís Martini Almeida
Orientação: Ludmila Castanheira
Aula-espetáculo de Atuação Teatral
Sinopse: Essa apresentação consiste no compartilhamento do processo de composição cênica e de personagens, tendo como ponto de partida o texto de Ariano Suassuna. O método de composição utilizado, Método da Análise Ativa, baseado nos estudos de Constantin Stanislavski, será compartilhado com o público assim como as cenas criadas. O Santo e a Porca é uma comédia que tem como tema central a avareza, sentimento que movimenta as relações e muitas situações hilárias que geram um embate entre a valorização dos bens materiais e sentimentos nobres como o amor. A trama é construída por muitas negociatas que geram uma série de quiprocós impulsionados por afetos, desafetos e ciúmes. A narrativa critica a sobreposição da aparência sobre os sentimentos, explorando disfarces, deixando entrever a esperteza dos personagens, que funcionam muitas vezes como estratégias de sobrevivência.
Ficha Técnica:
Atuantes: Augusto Guarnieri, Bianca Lima, Camila Giroto, Charlie Neves dos Santos, Daniel Cassol, Fernando Roberto Akamatsu, JP Figueiredo, Laura Piassa, Mara Signorini, Duda Carraschi, Renan Lopes.
Direção e Dramaturgia: Wagner Monthero