Especial 'Clássicos ao Ar Livre' com sessão na área externa Teatro Calil Haddad.
19/11/2022 (SAB)
20h
Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes - 2.500
Área externa
*EM CASO DE CHUVA, SESSÃO OCORRERÁ NO AUDITÓRIO HÉLIO MOREIRA.
Gratuito
14 anos
Secretaria de Cultura
Filme: Pacto Sinistro
EUA/1951 – 101min.
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Farley Granger, Robert Walker, Ruth Roman, Patricia Hitchcock, Leo G. Caroll e Kasey Rogers.
Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo
Confira a resenha do filme Pacto Sinistro, por Paulo Campagnolo:
Guy Haines (Farley Granger) é um tenista famoso que deseja se divorciar de sua mulher, Myrian (Kasey Rogers), para poder se casar com Ann Morton (Ruth Roman), filha de um senador. Myrian, que está grávida de outro homem, não vai facilitar para Guy. Numa viagem de trem, ele conhece o misterioso e afetado Bruno (Robert Walker). Conversa vai, conversa vem, Bruno propõe um plano. Ou melhor, um crime perfeito. Ele mataria Myrian e, em troca, Guy mataria o pai de Bruno, com quem tem problemas de relacionamento (!). Guy, louco pra se livrar de Bruno, finge achar a ideia bastante divertida.
Quando chega à sua estação, deixa, no entanto, seu isqueiro no acento do trem. E depois...bem, depois o senhor Hitchcock irá, puritanamente, brincar com o espectador de forma eletrizante (com um roteiro levemente baseado na grande Patricia Highsmith – de “Carol” e “O Talentoso Ripley”), com algumas das mais antológicas cenas do cinema, um suspense que se mistura ao noir em contrastes admiráveis de luz e sombras (na fotografia excepcional de Robert Burks), a questão do falso culpado, as duplicações e uma tensão sexual inesperada – mas não muito. Afinal, Hitchcock sempre esteve afeito às pulsões entre fantasia, culpa e pecado. E seu virtuosismo no campo da imagem e do som é realmente uma maravilha.
No final uma das grandes cenas de Hitchcock, com uma simbologia muito ousada e deveras arrepiante. Para ficar no clichê: um filme de mestre. Muito divertido!!!