Realizado semanalmente, o Convite ao Cinema apresenta obras cinematográficas de todo o mundo, promovendo espaço para debate sobre as produções.
02/12/2022 (SEX)
20h
Avenida XV de Novembro, Zona 01
Gratuito
18 anos
Secretaria de Cultura
Filme: O Último Tango em Paris
França/Itália/1972 – 129min.
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Marlon Brando, Maria Schneider, Jean-Pierre Léaud e Massimo Girotti
Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo
Confira uma resenha do filme O Último Tango em Paris, por Paulo Campagnolo:
Um escândalo! O ÚLTIMO TANGO EM PARIS, que fez 50 anos este ano, continua sendo um dos mais emblemáticos filmes de toda a história do cinema. Se na época, o erotismo fez com que Bertolucci fosse considerado obsceno, hoje é o sexo triste que incomoda – principalmente depois de virem à tona as denúncias de assédio (e, também, de estupro – negado por Maria Schneider antes de morrer, em 2011). O caso é que o filme foi combatido, processado e proibido em vários países – inclusive no Brasil, onde seria liberado apenas em 1979.
A história de um homem de 45 anos, que acaba de perder a mulher, e da jovem beldade parisiense que se encontram num apartamento esvaziado (assim como eles) para uma relação sexual anônima, tem reverberações incômodas ainda hoje. Ele é Marlon Brando, naquele que talvez seja o seu maior desempenho no cinema. Bertolucci, um dos grandes do cinema italiano. O filme mudou tudo. Já é lenda. Para o bem e para o mal.