Realizado semanalmente, o Convite ao Cinema apresenta obras cinematográficas de todo o mundo, promovendo espaço para debate sobre as produções.
10/06/2023 (SAB)
20h
Avenida XV de Novembro, Zona 01
Gratuito
18 anos
Secretaria de Cultura
Filme: Os Inocentes
Noruega/Suécia/Finlândia/2021 – 135min.
Direção: Eskil Vogt
Elenco: Rakel Lenora Fløttum, Alva Brynsmo Ramstad, Sam Ashraf, Mina Yasmin Bremseth Asheim e Ellen Dorrit Petersen.
Confira uma resenha do filme Os Inocentes, por Paulo Campagnolo:
O drama norueguês, eleito um dos melhores filmes do ano passado, com seu título de ironia à beira da perversidade, remete ao clássico gótico britânico dirigido por Jack Clayton em 1961 e que, baseado em Henry James, trazia a grandiosa Deborah Kerr às voltas como uma governanta numa história de fantasmas onde duas crianças pareciam estar “possuídas”.
Aqui, a solidão e alguns mistérios violentos envolvendo crianças em um complexo de apartamentos nos levarão para outros lugares – alguns que certamente não gostaríamos de presenciar no “ao vivo e à cores” da vida real.
Com uma habilidade impressionante, ainda mais no que diz respeito à direção dos atores mirins, o diretor Eskil Vogt (roteirista dos filmes de Joachim Trier – incluindo A Pior Pessoa do Mundo, pelo qual foi indicado ao Oscar), consegue calibrar com muita perspicácia o universo infantil e os simbolismos irrefutáveis (e incompreensíveis, por vezes) do mesmo, num jogo de digestão complicada, onde a perda da inocência parece ser matizada por assombros sobrenaturais – e onde a moldura do gênero terror será destruída pelo inevitável esgar da moralidade. Um trabalho pra não deixar ninguém indiferente.