24/06/2023 (SAB)
20h
Avenida XV de Novembro, Zona 01
Entrada gratuita
16 anos
Secretaria de Cultura
Filme: Luzzu
Malta/2021 – 94min.
Direção: Alex Camilleri
Elenco: Jesmark Scicluna, Michela Farrugia, David Scicluna, Frida Cauchi, Uday McLean e Stephen Buhagiar
Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo
Confira uma resenha do filme 'Luzzu', por Paulo Campagnolo:
Para contornar os ares gelados do inverno, uma viagem até a ensolarada Ilha de Malta, com suas paisagem magníficas e suas cores deslumbrantes, além da beleza de seus habitantes – principalmente do protagonista, o não profissional Jesmark Scicluna: num trabalho absolutamente lindo, interpretando basicamente a si mesmo, e legitimado de forma muito justa com o Prêmio Especial do Júri de Drama do Cinema Mundial por sua atuação no Sundance Festival/2021.
Rituais, tradições, orgulho, honra e sacrifício estão em jogo neste belo e comovente LUZZU, primeiro filme de Alex Camilleri (maltês-americano), na história de Jesmark, um pescador em crise pois que um representante de uma prática, a pesca maltesa, que parece estar com os dias contados (mudanças climáticas, restrições e ganhos pífios estão no centro dessa crise). A não ser que ele aceite trabalhar de forma ilegal, colocando em risco muitas coisas, inclusive a esposa e o filho pequeno.
Mais para o Visconti de LA TERRA TREMA (1948), do que para um Rossellini, os pendores neorrealistas do filme são evidentes. Aliados ao excelente designer de som, à fotografia deslumbrante de Léo Lefèvre, à condução muitíssimo delicada de Camilleri e aos atores não profissionais, que adicionam uma autenticidade comovente ao drama. Um trabalho profundamente sutil, de quem “pesquisou” a essência do seu tema, e cuja crueza só não é maior que suas arrebatadoras paisagens (mas não as turísticas, as verdadeiras). As paisagens da ilha e as paisagens/personagens que são coração e alma do lugar e do filme.