Realizado semanalmente, o Convite ao Cinema apresenta obras cinematográficas de todo o mundo, promovendo espaço para debate sobre as produções.
08/07/2023 (SAB)
20h
Avenida XV de Novembro, Zona 01
Gratuito
16 anos
Secretaria de Cultura
Filme: O Grito
Itália/ 1957 – 115min.
Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: Alida Valli, Steve Cochran, Betsy Blair e Dorian Gray
Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo
Confira uma resenha do filme O Grito, por Paulo Campagnolo:
O brilhante filme de Antonioni, que antecipa a sua famosa trilogia da incomunicabilidade (com A AVENTURA, A NOITE e O ECLIPSE), já impõe seus temas mais caros: a solidão, o vazio existencial, a crítica social e a transição entre as raízes neorrealistas e seu enorme senso de modernidade. Vencedor do Festival de Locarno, O GRITO conta a história de Aldo, um mecânico que vive durante anos com Irma, uma mulher cujo marido foi para a Austrália, atrás de emprego e nunca mais retornou.
Com Irma, Aldo tem uma filha, Rosina. A notícia da morte do marido de Irma faz com que Aldo sugira que finalmente eles possam se casar e legitimar a filha. Mas Irma confessa estar apaixonada por outro homem. Com Rosina, Aldo sai de casa e vai para a estrada, perambulando de cidade em cidade, sem conseguir um emprego estável numa Itália ainda se refazendo da Guerra. Considerado um fracasso no seu tempo, hoje o filme faz parte das obras-primas de um dos maiores mestres do cinema.