Realizado semanalmente, o Convite ao Cinema apresenta obras cinematográficas de todo o mundo, promovendo espaço para debate sobre as produções.
23/09/2023 (SAB)
20h
Avenida XV de Novembro, Zona 01
Gratuito
16 anos
Secretaria de Cultura
Filme: A Paixão de Joana D'Arc
França/1928 – 82min.
Direção: Carl Th. Dreyer
Elenco: Renée Jeanne Falconetti, Eugène Silvain, André Berley, Maurice Schutz, Antonin Artaud e Michel Simon
Confira uma resenha do filme A Paixão de Joana D'Arc, por Paulo Campagnolo:
Impossível sair incólume de A PAIXÃO DE JOANA D’ARC. Não apenas porque é considerado um dos maiores filmes da história, mas porque é uma realização implacável do ponto de vista formal e traz aquela que é considerada a maior performance de uma atriz no cinema, a de Falconetti, como a guerreira francesa, prisioneira da Inglaterra, no momento do seu julgamento na prisão de Rouen e consequente execução.
Dreyer (1889-1965), um verdadeiro gênio (com VAMPIRO, DIAS DE IRA, A PALAVRA e GERTRUD), fez uma obra fundada em closes arrebatadores da atriz que, segundo consta a lenda, teria sofrido de abusos físicos terríveis durante a filmagem para chegar no “lugar” exato que Dreyer pretendia. Essa e outras lendas norteiam o filme, assim como as polêmicas com a Igreja Católica, que pediu cortes, bem como a proibição na Inglaterra e o fracasso nas bilheterias da época.
Atacado, trucidado pelo estúdio, perdido e depois reencontrado, A PAIXÃO DE JOANA D’ARC reinventou o mundo, reinventou o cinema e transformou-se numa lenda de proporção raramente vista. Para ver de joelhos!