Realizado semanalmente, o Convite ao Cinema apresenta obras cinematográficas de todo o mundo, promovendo espaço para debate sobre as produções.
30/09/2023 (SAB)
20h
Avenida XV de Novembro, Zona 01
Gratuito
16 anos
Secretaria de Cultura
Filme: O Ano Passado em Marienbad
França/Itália/1961 – 93 min.
Direção: Alain Resnais
Elenco: Delphine Seyrig, Giorgio Albertazzi e Sacha Pitoeff.
Confira uma resenha do filme O Ano Passado em Marienbad, por Paulo Campagnolo:
A obra-prima de Alain Resnais (1922-2014), com roteiro de um dos papas do nouveau roman, Alain Robbe-Grillet, não teve vida fácil quando foi lançado há mais de 60 anos – apesar de ter vencido o Leão de Ouro em Veneza. Numa certa medida, o filme reinventa o cinema – tal qual o CIDADÃO KANE de Welles havia feito, 20 anos antes.
Trata-se de uma das obras mais abertas e misteriosas legadas por um dos artífices da Nouvelle Vague francesa. O espectador será, pois, sedutoramente convidado a perder-se no grande hotel barroco onde um homem tenta convencer uma mulher que os dois estiveram juntos no ano passado num lugar parecido – que poderia ser em Frederiksbad, Karlstadt, Marienbad ou Baden-Salsa – e que ela teria lhe pedido para esperar um ano, para depois fugirem juntos. A mulher rejeita as investidas do homem, nega a história e se contradiz, ao mesmo tempo.
Como num labirinto, e entrecortado por imagens que podem ser (ou não) flash-backs do passado, o espectador acompanha as perambulações dos personagens num cenário suntuoso e com arquitetura dramatúrgica tão rara quanto enigmática numa espécie de tratado sobre o tempo e a angústia do esquecimento.
Influenciando gente como Stanley Kubrick, Peter Grenaway e David Lynch, O ANO PASSADO EM MARIENBAD resiste às classificações. É um dos maiores filmes de sempre.