O espetáculo teatral "Dizer Lene", protagonizado por Leonardo Fabiano, faz parte da programação da II Mostra de Egressos/as de Artes Cênicas (MEAC) da Universidade Estadual de Maringá.
07/12/2024 (SAB)
19h30
TUM – Teatro Universitário de Maringá (Universidade Estadual de Maringá, bloco O-08)
Gratuito
Os ingressos gratuitos podem ser retirados no teatro com 30 minutos de antecedência.
Livre
Universidade Estadual de Maringá
Entre memórias e devaneios, um ator tenta manter viva a figura de sua avó, que se une a outras figuras, reais ou não, para discutir assuntos como saudade, perda, morte, lembranças e a fragilidade da vida. Com direção de Ludmila Castanheira, que também assina a cenografia e a sonoplastia, e texto de Lua Lamberti, a obra ainda conta com interpretação em Libras de Franciele Lopes, que se insere na obra como parte da construção cênica.
Dizer Lene se debruça em memórias, saudades e lembranças da avó de Leonardo (Léo), Dirlene (Lene), que, em meio às pesquisas para a construção da obra, se misturam às memórias de muitas outras avós dos membros do projeto, como as avós da diretora, da dramaturga e da intérprete de Libras. Além disso, invoca figuras fictícias por meio das práticas de escrita de diários.
A peça é um mergulho no universo das avós: compreender que as avós são muitas, diversas, e transcendem, inclusive, o pressuposto alegórico de serem avós de alguém. É um convite para nos lembrarmos, invocarmos memórias e as desenharmos da forma que melhor abrace a saudade. Lene foi muitas coisas, Lene é muitas e Lene será sempre lembrada por ser.
Para conferir a programação completa da MEAC, acesse o Instagram do curso de Artes Cênicas: https://www.instagram.com/a.c.uem.