A oficina "Corpar o Ser – Práticas de Movimento", ministrada pela bailarina Ana Poltronieri, integra a programação da II Mostra de Egressos/as do Curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (MEAC).
19/12/2024 (QUI) até 20/12/2024 (SEX)
19h às 21h
Sala 5 do bloco A34 da Universidade Estadual de Maringá.
Gratuito
As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/aFsbe7xDdZJXsNF4A
A partir de 16 anos
Universidade Estadual de Maringá
Corpar o Ser – Práticas de Movimento tem como intuito dar corpo à subjetividade de cada ser por meio da dança contemporânea e da educação somática, com os princípios da Técnica Klauss Vianna. Serão trabalhados os fundamentos e tópicos da Técnica Klauss Vianna, além de exercícios que promovam a autonomia, a anatomia em movimento, a improvisação e a consciência corporal.
Por meio de exercícios guiados, busca-se a escuta do corpo em movimento, trazendo consciência tanto para um corpo do dia a dia quanto para o corpo cênico. O/a aluno/a é estimulado/a, ao longo do processo, a entrar em um estado de presença consigo mesmo/a, com o outro, com o ambiente e com a cena. Estando em cena, faz da percepção uma ação constante para a criação de novos movimentos.
A oficina é voltada para atores/atrizes, bailarinos/as, educadores/as corporais, fisioterapeutas, professores/as de educação física e demais interessados/as. Essa prática é aberta a todos/as e não exige conhecimento prévio para participação.
Ana Clara Poltronieri é bailarina, artista e educadora corporal. Desenvolve sua pesquisa de corpo com base na improvisação e na consciência corporal, por meio de técnicas de educação somática, dança contemporânea, dança acrobática, yoga e empoderamento feminino, voltadas para a libertação de crenças e padrões limitantes impostos pela sociedade machista e misógina.
É formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá e concluiu o programa interdisciplinar em dança pela escola italiana Art Factory International – Dance Start Up (Bolonha - ITA) e o percurso Modem da Compagnia Zappalà Danza (Sicília – ITA). Também cursou o programa de Especialização em Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP.
É co-idealizadora da Cia Duo Due, uma companhia de dança independente que transita entre São Paulo e Maringá – PR, apresentando espetáculos e ministrando oficinas e workshops.
Esta oficina é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Para acompanhar a programação da MEAC, siga o Instagram do curso de Artes Cênicas: https://www.instagram.com/a.c.uem.