Com espetáculos, debates, oficinas e atrações com artistas convidados, o curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza a Mostra Integrada de Licenciatura em Teatro (MILTe), um evento cultural aberto a toda comunidade.
25/01/2025 (SAB) até 02/02/2025 (DOM)
Teatro Universitário de Maringá
Bloco O-08 - R. Dr. Alberto Byngton Júnior, 343 - Zona 7, Maringá - PR, 87020-380
Gratuito.
Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos 30 minutos antes de cada apresentação.
Verifique conforme cada apresentação.
Universidade Estadual de Maringá
Programação completa do MILTe:
Data: 25/01
Horário: 19h30
Alguém poderia representar melhor a vida de uma personagem do que a própria personagem? Em cena um ensaio inusitado de teatro é invadido por 5 personagens. O que querem? Um autor! Tal situação gera interesse dos integrantes da companhia ao mesmo tempo que rejeição desses seres que nasceram personagem e buscam a encenação de suas vidas. Os aspectos sentimentais da vida das personagens se misturam a questões filosóficas do próprio fazer teatral. O processo de criação é elemento de construção dessas narrativas que são tecidas, no plano da realidade ou da ficção?
Data: 26/01
Horário: 19h30
Experimento cênico criado a partir de dramaturgias do(a) ator/atriz e da colagem e adaptação de textos contemporâneos. Personagens em situações cômicas carregadas de críticas à sociedade são colocados em cena de maneira irreverente e divertida. Um casal que espera alienígenas na praia; vizinhos que se conhecem a partir do seu lixo; extraterrestres que estudam o comportamento humano e amigas que conversam sobre a maternidade de forma ficcional e inusitada. Adaptação de textos de Jô Bilac, Luiz Fernando Veríssimo e Robertson Frizero costuram as pesquisas cênicas desenvolvidas pela turma 01 de Práticas de Atuação II da Licenciatura em Teatro da UEM.
Data: 27/01 e 28/01
Horário: Das 14h às 18h
Sala 1, TUM
Capacidade: 20 Vagas. 16 anos.
Inscrições: Através do formulário. Critério de seleção: Ordem de inscrição.
Oficina prática laboratorial sobre elementos do Sistema de Stanislávski, tais como atenção, relação, adaptação, tempo-ritmo e imaginação.
Data: 27/01
Horário: 19h30
Experimento cênico criado a partir de dramaturgias do(a) ator/atriz e da colagem e adaptação de textos clássicos e contemporâneos. Personagens em situações inusitadas trazem à tona temáticas como memória, identidade, fragilidade da existência humana, dinâmicas de poder, abusos cotidianos, apelo midiático, mentiras e perrengues de uma forma crítica e divertida. Adaptação de textos de César Ferrario, Harold Pinter, Henrik Ibsen e Jô Bilac costuram as pesquisas cênicas desenvolvidas pela turma 02 de Práticas de Atuação II da Licenciatura em Teatro da UEM.
Data: 28/01
Horário: 09h
TUM, Sala 01 e Sala 02. Livre.
Atividade voltada à apresentação pública dos artigos desenvolvidos por discentes do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM na disciplina “Laboratório de pesquisa”. Trata-se de uma experiência de partilha de diversos temas de investigação que dialogam com as pedagogias do teatro, com as artes da cena e com a educação. O intuito é apresentar as reflexões e os resultados das discussões de conceitos teóricos e práticos desenvolvidos pelos/as discentes-artistas-pesquisadores/as.
Data: 28/01
Horário: 17h30
A partir da Gaivota, de Tchékhov, a relação com o público surge na atenção aos detalhes, à vida das margens, à natureza. Em cena, trazemos vozes de mulheres, meninas - as raízes. A gaivota morreu tantas vezes desde a minha infância. Do que não é permitido às meninas. Sair da linha. Sair de linha. O voo começa nos pés.
Data: 29/01
Horário: Das 09h às 12h
O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Escola dos(as) acadêmicos(as) do 3º ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essa partilha, em formato de relatos expositivos, experiências sensíveis e resquícios dos processos vividos, possibilita refletir sobre alguns aspectos metodológicos, teóricos e práticos do percurso de formação do(a) artista-docente-pesquisador(a) em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externa à Universidade.
Apresentação das cenas desenvolvidas na disciplina de Fundamentos de Direção Teatral, ministrada pela Profa. Martha Dias da Cruz Leite.
Data: 30/01
Horário: 19h30
Acompanhamos o cotidiano de Otte, e como o mesmo encara as situações do dia a dia, tendo que lidar com características do TDAH e do TEA. A cena tem como finalidade demonstrar características de neurodivergências vivenciadas pela equipe realizadora do exercício cênico, demonstrando de forma descontraída essas vivências e características.
Entre luz e sombra, duas figuras travam uma batalha silenciosa. Fragmentos de um mesmo ser, elas se movem entre o desejo de fuga e o peso que as prende. Molduras, olhares e silêncios compõem uma alegoria do confronto interno, onde o reflexo nem sempre revela aquilo que se deseja enxergar.
Entre memórias, uma mulher confronta seu passado, em um diálogo com seu agressor, acompanhamos seu trauma de uma vida, causado em uma noite. A memória é narrada e revela como é ser uma sobrevivente.
Data: 31/01
Horário: 19h30
Cena sobre o domínio do Transtorno Obsessivo Compulsivo e o desperdício da vida. Em um diálogo melancólico e intenso, desvela-se a fantasia de dependência por objetos inanimados e sem real utilidade. Uma certeza absoluta que cresce e domina de tal forma a mente de uma pessoa, que ela passa a se ocupar disso, guardando e acumulando demasiadamente objetos inúteis e obsoletos como se fossem tesouros valiosos de toda uma vida, nada se desperdiça, apenas a liberdade, a própria vida.
A cena aborda a passagem entre a vida e a morte e como nos comportamos, aproveitamos ou negligenciamos desse espaço de tempo que temos entre o nascimento e o óbito que nos é destinado. Quanto tempo nos é dado para vivermos profundamente, ou para morrer um pouco em vida e renascer outra vez? Refletindo sobre todas essas questões, os atores darão vida a essas duas instâncias, explorando como elas se conectam e se entrelaçam nessa dimensão de momentos.
Passarela Central (Universidade Estadual de Maringá)
O fim está próximo e Jesus não será mais o Senhor do mundo. E com essa chegada do fim, o mundo descobre que Oxura se torna a Senhora do fim do mundo. O Tempo, o caos e a ordem. Os três que se precisam para existir. E com isso iremos nos nutrir e comemorar, nada melhor que celebrar os começos desses fins. Alimentando em caminhos e encruzilhadas em meio a natureza e os espaços caóticos. Com a chegada do final o mundo se deu por encerrado e descobriram na verdade que o fim nada mais era que seus conhecimentos enraizados, tomando consciência disso, o after do fim é celebrado a dança dos corpos e o final do transe da sujeira colonial.
Data: 01/02
Horário: 19h30
Durante uma crise de ansiedade, uma mulher é forçada a confrontar seu passado assombrado por violências. Em um monólogo visceral, ela revela à filha a verdade por trás de uma vida inteira, oculta sob a fachada de força que sempre apresentou ao mundo. Pela primeira vez, as barreiras de silêncio e segredo que a acompanharam ao longo da vida são rompidas, desnudando sua vulnerabilidade.
A cena representa as expectativas impostas pela sociedade às mulheres, que aborda a pressão constante para que todas se tornem mães. A cena mostra a ideia ilusória de que a maternidade é o único caminho para a realização feminina.
Entre xícaras de café e conversas que se entrelaçam, memórias familiares e afetos profundos vêm à tona, revelando como os vínculos do passado moldam as escolhas e os destinos de cada um.
Passarela Central
Conheça a história de um casal, que por anos dividiu o mesmo apartamento e após a recente separação se deparam com as memórias do que viveram juntos. A história é revelada durante a cena, por meio de objetos e músicas que marcaram essa jornada.
Data: 02/02
Horário: 19h30
Uma mãe com um passado sombrio percebe que sua filha está tendo um comportamento assustador. Apesar de não ser religiosa, ela resolve pedir ajuda ao padre de uma igreja. O que levaria essa mãe a tomar essa tal atitude?
Escolha uma carta, mas cuidado aonde ela pode te levar. O passado que o futuro revelará.
De um lado, uma noiva que se questiona o motivo de estar casando, devido já ter sido morta diversas vezes, do outro lado, uma senhora da alta sociedade que faz de tudo para manter uma boa reputação, escondendo de todos um grande segredo, essas distintas histórias se unem através de um único nome, Rodolfo.
Um herói utiliza uma de suas armas secretas para combater as injustiças.