Realizado semanalmente, o Convite ao Cinema apresenta obras cinematográficas de todo o mundo, promovendo espaço para debate sobre as produções
29/10/2021 (SEX) até 30/10/2021 (SAB)
20 horas
Avenida XV de Novembro, Zona 01
Gratuito
16 anos
Secretaria de Cultura
Filme: 2046 - Os Segredos do Amor
Hong Kong/França/Itália/China/Alemanha/2004 – 128min.
Direção: Wong Kar-wai
Elenco: Tony Leung Chiu-Wai, Gong Li, Zhang Ziyi, Carina Lau, Faye Wong, Maggie Cheung e Chang Chen
Link do Formulário que dá acesso ao filme e ao link do Google Meet.
Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Coordenação e Curadoria: Paulo Campagnolo
Apoio: Maringa.Com
Confira uma resenha do filme 2046 - Os Segredos do Amor, por Paulo Campagnolo:
Um trem faz uma viagem ao futuro, até o ano de 2046 que, segundo dizem, pode resgatar as memórias perdidas de seus passageiros. Porém, ninguém nunca de lá voltou para contar se é realmente verdade. O tema da memória, tão caro ao cinema de Wong Kar-wai, é enfrentado em "2046" de forma emocionante e com as inúmeras ramificações que o mesmo permite, num redemoinho de imagens sensuais e que guardam, entre cores, ritmos, opacidades, música, fumaça de cigarros e o desfile de mulheres deslumbrantes, um coração que pulsa em dor inconsolável.
O coração do Sr. Chow (um Tony Leung implacavelmente bogartiano), o mesmo que em "Amor à Flor da Pele", viveria a impossibilidade do amor com Su Li-zhen (Maggie Cheung, aqui em pequena participação). Quase como uma sequência daquele filme (considerado a obra-prima de Kar-wai), "2046" nos mostra Chow como um homem frio e cruel, incapaz de retribuir o amor apaixonado das mulheres que cruzam em sua vida. Seu refúgio é a história de ficção-científica que está escrevendo e que serve como uma admissão do vazio que se tornou sua vida.
"2046" é o título da sua história. Também é o número quarto da pensão onde Bai Ling (uma Zhang Ziyi esplêndida) mora, ao lado do quarto de Chow. Ela, uma prostituta que, lamentavelmente, vai se apaixonar por ele.
"O amor chega na hora certa. Não é bom encontrar a pessoa certa nem muito antes, nem muito depois", nos diz Chow num determinado momento. Será nesse muito antes e no muito depois, que Kar-wai vai fazer passar diante de nossos olhos um turbilhão de imagens fetichizadas dessas mulheres/atrizes, num ritmo desconcertante, nessa rapsódia sobre culpa, arrependimento e amores perdidos, como uma febre. Ou como um sonho.